14 – Será que os estímulos sexuais vendem mais? Será a beleza igual para todos?

Será que a beleza é igual para todos? Serão os homens tão “primitivos” que não conseguem “não reagir” a um estímulo sexual? Será que os estímulos sexuais vendem mais? Foram estas indagações que em 2012, me levaram a escrever um capítulo sobre este tema no livro “Porque é que o marketing é sexy e inteligente” coordenado em conjunto com o colega Julien Diogo e Vasco Jorge. Ler artigo completo…

13 – As cidades… As pessoas… O cérebro… A interação: a revolução das NeuroCity’s!

Afinal será que o Neuroscience Consumer se aplica às cidades e ao comportamento urbano? Qual é a medida que existe para observar a personalidade de uma cidade? Como comunica a cidade com as pessoas e que “feeling” lhe transmite? Será idêntico a um processo neuronal? Bem foi sobre estas questões que me comecei a debruçar! Ler artigo completo…

12 – As percepções, a arte e as proporcionalidades na nossa mente!

Seremos assim nós tão sensíveis à geometria? Será como referia Blaise Pascal, a geometrie et finesseque nos refere a diferença entre o espírito da geometria e o espírito de finesse, que nos mostra o mundo com outros olhos? O mundo encerra em si tantos segredos, que ao mesmo tempo são tão simples e geométricos… Assim como o facto de sem fazer grande esforço ou cálculo, conseguir escrever um artigo sobre porporcionalidade dourada, com exatamente 1618 palavras? Será o espírito de geometrie et finesse a inspirar? Bem, pelo sim pelo não, vamos manter as portas da proporcionalidade abertas!
Afinal a beleza da arte, assim como o sabor das coisas não está exactamente nas coisas, nós só vemos a beleza e apreciamos algo porque procuramos… E o cérebro ajuda um pouco! Ler artigo completo…

11 – Será Deus uma Marca? Pelo menos no nosso cérebro parece que sim…

Bem… isto deixa muitas questões… afinal a religião e as marcas utilizarão o mesmo processo? Afinal o que é a religião? Religião, dizem algumas definições, que religião vem de religare, ou seja, voltar a ligar as pessoas com o divino… e não é o mesmo que faz o marketing? Tenta re-ligar as pessoas com uma marca? Será o mesmo processo? Bem, eu vou deixar apenas as reflexões…
Em verdade, suspeito que não existam muitas respostas, mas o artigo sobre A Importância da Fé no nosso encéfalo já tinha deixado algumas curiosidades, agora foi apenas mais uma reflexão sobre estas valência… quem sabe qualquer dia, em vez do nosso atual trabalho de NeuroBranding, talvez tenhamos o NeuroGoding… Quanto a mim, continuo a acreditar que existe um ente superior, talvez um Grande Arquitecto do Universo que desenha tudo com uma proporção tão ténue que influência as nossas decisões… bem mas isso é matéria para o próximo artigo, para já vamos reflectindo e partilhando nesta altura onde se apregoa a religião! Ler artigo completo…

10 – A decisão dos sexos… na nossa mente!

Somos diferentes… e não devemos querer ser iguais… mas essa é a piada! Como consumidores, queremos diferente… gostamos de coisas diferentes, é verdade que os homens não se apercebem dos 2cm de cabelo que as mulheres cortaram, nem da mala nova, é verdade que os homens não podem ver um “rabo de saia” que os olhos perseguem… é a nossa biologia… mas também nos conseguimos orientar melhor, caçamos melhor, defendemos melhor e fazemos melhores cálculos… Já viram que em conjunto, Homem e Mulher são o complemento para a perfeição? Eu sei que custa ao homem assumir, mas a mulher é uma máquina mais complexa… menos precisa, mas mais complexa! Por isso também são mais insatisfeitas, por causa dos seus sistemas de dopamina… é preciso surpreender SEMPRE uma mulher! É preciso muito cuidado com o pormenor… e mulheres, é verdade que os homens gostam de fazer muitas coisas infantis… isso treina a precisão (os jogos), gostam de tecnologia e de coisas inovadoras, por causa do seu lobo frontal menos desenvolvido! Ler artigo completo…

9 – Onde mora a criatividade? Será que vive na nossa mente ou no acaso?

Assim a criatividade vive na singularidade… como estimular??? Criando “pontos de fuga”, ou seja, proporcionar o acaso, o improvável, fornecendo pistas para o inesperado, aumentando a dopamina no organismo, criando “comichão mental”… e quando tudo deixar de fazer sentido, aí começamos a criar e somos únicos! E quando não conseguirmos criar “comichão mental”, resta-nos inovar, pesquisando o que os outros fazem… mas criar… para isso precisamos da “tal” singularidade!!! Ler artigo completo…

8 – A Alquimia dos sentidos… como transformar Chumbo em Ouro… na nossa mente!

Além destas dicas, estes temas aparecem muito mais aprofundados no livro que coordenei “Influência do NeuroMarketing nos Processos de Tomada de Decisão“… mas para transformar Chumbo em Ouro precisamos de saber muito não de Alquimia, mas de NeuroAlquimia… eu diria mais… de Dopaminecision!!!! E mais uma vez recordo… ser feliz todos os dias é a fórmula alquimica para transformar a nossa vida de Chumbo para Ouro!!! Ler artigo completo…

7 – Será verdade o que nós sabemos? Ou é apenas uma percepção???

De facto as memórias são a nossa vida… são o nosso passado e em função delas vivemos o presente e condicionamos o futuro!! Mesmo sendo a maior parte delas falsas, o que interessa continua a ser a nossa felicidade, pois as mesmas estimulam o Hipocampo!!! Assim as recomendações da praxe… façam exercício, leiam e treinem a V. memória, olhem para os locais e evitem usar tecnologias quando não precisam… treinem a V. capacidade de pesquisa… mas acima de tudo… associem a aromas agradáveis as memórias importantes… assim são mais facilmente evocadas!! Ler artigo completo…

6 – A importância da Fé… no nosso encéfalo!!!

Os factos são que a Fé é uma das únicas formas de tratar algumas patologias… por exemplo as adições!!! E não falo aqui da Fé religiosa apenas, mas da Fé em algo… As bases da Noética fundamentam-se nisso que desde o antigo Egito vem sendo abordado… existe uma interação entre a Psiquê (Psico = Mente), o Somatós (Soma = Corpo) e o Nous (Alma = Espírito)… e será possível controlar esta simbiose, ou sequer pensar em manter o equilíbrio entre a Mente e o Corpo, descurando a Fé, descurando a criação do próprio campo magnético que nos gera o tal “Yin-Yang”? Ler artigo completo…

5 – Será que a Beleza existe? Pois… na nossa mente!

Como a Sabedoria, na sua valência da curiosidade, a Beleza é a Força motivacional, uma reação emocional, não à perfeição ou ao completo, mas ao imperfeito e incompleto, por sua vez impredictível aos nossos neurónios de dopamina… é por isso que se diz que a Beleza está nos olhos de quem a vê… mas afinal não é nos olhos, mas na mente de quem a recebe!!! Ler artigo completo…

4 – Será que somos dependentes… de prazer???

Bem… então se os mecanismos de prazer associados às adições (álcool, tabaco, drogas, etc…) são os mesmos que os ligados aos prazeres (sociais, sexuais, musicais, entre outros), estimulando a libertação de neurotransmissores como a dopamina e a serotonina, questiono eu:

“Seremos nós dependentes… de prazer???”

Ler artigo completo…

3 – Ser feliz… as emoções, o hipocampo e a memória!!

Estes estudos permitam-me fazer uma extrapolação pessoal, recordando que muitas das grandes figuras da história e da humanidade eram ricos nos dois tipos de ambiente, passando muito tempo a sós e outro tanto em ambientes muito ricos do ponto de vista social. No meu entender o “segredo” encontra-se na mutabilidade do ambiente. Ler artigo completo

2 – Sabia que as mulheres…

Nestes fóruns vamos dar algumas curiosidades acerca do livro “Influência do NeuroMarketing nos Processos de Tomada de Decisão”… Ler artigo

1 – O Início de um grande passo nas Neuro’s!!!

Sejam bem-vindos a este espaço de actualização de Neurociências, Neuropsicologia, Neuromarketing, enfim… tudo o que se pode ser interessante e que tenha a ver com as Neuro’s!!! … Ler artigo

Anúncios